December 30 2014

Jeniffer Elaina da Silva

É melhor CDC ou leasing na hora de comprar um carro?

Quem está pensando em comprar um carro deve se programar para isso, afinal hoje a maior parte dos veículos não é comprada à vista. Com as possibilidades de parcelar o valor fica mais fácil de conquistar um veículo.

Dentre as modalidades disponíveis no mercado para que o consumidor consiga um dinheiro “emprestado” para a compra do veículo estão o CDC (crédito direto ao consumidor) e o leasing. Mas antes de sair optando por uma das duas modalidades é preciso conhecer como elas funcionam.

CDC

O CDC hoje é uma das modalidades mais procuradas por quem pretende adquirir um veículo. Ele funciona como um “empréstimo” em que o banco disponibiliza o valor para a compra do veículo que é pago em parcelas. Este parcelamento pode se estender por até sete anos. Neste caso, o veículo imediatamente passa para o nome de proprietário.

Uma grande vantagem é que se tiver um dinheiro sobrando é possível antecipar as parcelas e ter a redução dos juros que seriam cobrados e a qualquer momento é possível quitar o valor da dívida.

Leasing

O leasing funciona de forma um pouco diferente. Apesar de ser mais fácil de ser conseguido por conta da burocracia, o veículo fica em nome do banco. O valor pode ser parcelado por, no mínimo, dois anos e caso queira antecipar as parcelas até é possível, porém não existe redução da taxa de juros.

Outra coisa é que o veículo fica no nome do banco até todas as parcelas serem quitadas, sendo que o consumidor possui apenas a posse do usufruto do veículo. Ao terminar de quitar a dívida, que funciona como um aluguel, é possível optar por ficar com o veículo ou devolvê-lo ao banco. No caso da devolução é possível receber de volta parte do valor.

CDC x Leasing

Na hora de escolher é preciso levar em conta todos os detalhes. Apesar do leasing possuir menores taxas, ele vem perdendo espaço.

Uma vantagem do leasing é que não existe a cobrança do IOF (imposto sobre operações financeiras), o que deixa as parcelas mais baratas. Outra coisa para quem está com o nome restrito é que essa modalidade tem a liberação de crédito facilitada.

Para quem pensa em logo vender o veículo, o CDC passa a ser mais vantajoso, pois é possível vender o veículo e transferir as parcelas ao novo proprietário.

E você, acha mais vantajoso comprar seu carro com leasing ou CDC?

Artigos relacionados: