February 16 2015

Jeniffer Elaina da Silva

Empréstimo consignado

Empréstimo consignadoAs pessoas que possuem um trabalho registrado podem obter o chamado empréstimo consignado para a realização de novos objetivos na vida ou ainda para quitar obrigações que precisam ser sanadas.

Para isso, entenda melhor como ele funciona e quais as suas vantagens. 

Como funciona o empréstimo consignado

O empréstimo consignado se refere a uma modalidade de crédito na qual é possível a sua contratação por pessoas que contenham um emprego estabilizado, tanto no âmbito público como no aspecto privado.

Neste caso, as pessoas precisam apresentar no momento de sua solicitação um contra-cheque, também chamado de holerite, no qual informe os seus vencimentos mensais com todos os descontos, a partir dos quais será feita a análise da quantidade de dinheiro que pode ser retirada.

Esta modalidade de empréstimo tem uma restrição quanto ao seu uso, que é de 30% do valor líquido do salário para o pagamento de parcelas relacionadas com empréstimos consignados. Isso significa que apenas este montante pode ser usado para a retirada decorrente deste tipo de crédito.

A delimitação informada anteriormente é chamada de Margem Consignável, a qual quando está toda utilizada impede a contratação de novos empréstimos deste tipo específico de crédito, para evitar que surjam problemas no cotidiano da vida de quem os adquire.

Vantagens do empréstimo consignado

A contratação de empréstimo na modalidade consignado tem como primeira vantagem o fato de que pode ser contratado sem a necessidade de que sejam feitas consultas a sistemas de proteção ao crédito, já que o pagamento será feito de maneira direta no salário.

Permite a cada novo aumento de salário que é ofertado a alternativa de que um novo empréstimo nesta modalidade específica aconteça, mas sem prejudicar a capacidade de manutenção das contas, já que possui limite para a sua obtenção.

Este tipo de crédito é ainda uma forma muito boa para os empregados de maneira geral para conseguirem obter diferentes tipos de bens sem pagar quantias exageradas, pois  seus juros são menores do que outras modalidades de crédito.

Como contratar o empréstimo consignado

Para poder contratar um empréstimo consignado é preciso primeiramente verificar nas instituições bancárias e financeiras de sua região aquela que proporciona melhores condições para a obtenção desta modalidade específica de empréstimo.

Após a sua escolha se faz necessário levar o último contra-cheque ou holerite junto com documentos pessoais e de comprovação de endereço para que a contratação aconteça, sendo que depois de feita a proposta, ela precisa ser confirmada pelo órgão pagador de cada empregado.

Esta liberação demora em média 5 dias úteis depois dos quais o valor solicitado é liberado diretamente na conta informada pelo interessado, que poderá efetuar o seu pagamento em até 96 vezes, sendo que em caso de liquidação antecipada existem descontos na média de 15% do valor total que se deva.

No CDC.net.br você pode ter cotações e ver como ficaria a contratação de um empréstimo consignado para realizar um sonho ou quitar uma dívida da melhor forma. Aproveite a faça o seu!

Artigos relacionados: